No estudo dos movimentos, muitas vezes se torna necessário fotografar um móvel durante seu movimento em uma fotografia de múltipla exposição, ou seja, registrar a posição ocupada pelo móvel em vários instantes em uma única fotografia. Obtida a fotografia, pode-se então medir os deslocamentos sofridos pelo móvel e analisar seu movimento.

É muito comum nesses casos a utilização de uma lâmpada estroboscópica para iluminar o móvel enquanto se está fotografando o movimento.
A lâmpada estroboscópica é uma lâmpada que emite flashes luminosos que podem ser controlados pelo operador, em intervalos de tempo regulares. Pode-se, por exemplo, regulá-la para piscar a cada 1/100 segundos, isto é, no intervalo de tempo de 1 segundo essa lâmpada emitiria 100 flashes.

As fotografias acima mostram corpos fotografados sob uma lâmpada estroboscópica. Note que mesmo que os corpos descrevam trajetórias curvilíneas, mas a percepção do movimento uniforme se aplica na questão que temos um certo número de flashes tirados no mesmo intervalo de tempo.
Quando se fotografa um móvel, a câmera pode ser ajustada para expor o filme por um determinado intervalo de tempo (por exemplo, 0,5 s). Durante a exposição do filme as posições ocupadas pelo móvel a intervalos de tempos regulares são registradas em uma única fotografia. No exemplo anterior, teríamos 50 registros das posições.
APLICAÇÃO:
Um chumbinho abandona o cano de uma espingarda de pressão com velocidade de 100 m/s. Determine qual deve ser o intervalo de tempo entre dois flashes consecutivos de uma lâmpada estroboscópica, se desejarmos fotografar o projétil a intervalos de 50 cm
SOLUÇÃO:
Entre dois flashes sucessivos o projétil deve percorrer a distância de 50 cm = 0,5 m. Admitindo que o movimento seja uniforme:
v = Δs/Δt ---> 100 = 0,5/Δt ---> Δt = 0,5/100 ---> Δt = 1/200 segundos
Interpretando o resultado: com base nesse resultado, devemos regular a lâmpada para emitir 200 flashes a cada segundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário