sábado, 31 de março de 2018

LANÇAMENTO OBLÍQUO NA COPA DE 1970

SABER A ESSÊNCIA DAS COISAS PARA NÃO PERDER TEMPO NAS QUESTÕES.

Na copa de 1970, na partida entre Brasil e Tchecoslováquia, Pelé pega a bola um pouco antes do meio de campo, vê o goleiro tcheco adiantado, e arrisca um chute que entrou para a história do futebol brasileiro. No início do lance, a bola parte do solo com velocidade de 108 km/h (30 m/s), e três segundos depois toca novamente o solo atrás da linha de fundo, depois de descrever uma parábola no ar e passar rente à trave, para alívio do assustado goleiro. Na figura vemos uma simulação do chute de Pelé.

Considerando que o vetor velocidade inicial da bola após o chute de Pelé fazia um ângulo de 30º com a horizontal (sen30º = 0,50 e cos30º = 0,85) e desconsiderando a resistência do ar e a rotação da bola, pode-se afirmar que a distância horizontal entre o ponto de onde a bola partiu do solo depois do chute e o ponto onde ela tocou o solo atrás da linha de fundo era, em metros, um valor mais próximo de

(A) 52,0.

(B) 64,5.

(C) 76,5.

(D) 80,4.

(E) 86,6.


TOF - TESTES ORIENTADOS DE FÍSICA - LANÇAMENTO OBLÍQUO

   Com o intuito de matar a saudade de um livro antigo, deixo para vocês uma questão do mesmo. Qualquer dúvida não deixe de me contactar nos comentários ou pelo Facebook ou ainda pelo cursinho. Abraço!

Na Fig. 36.40 são dados:
Vo = 10,0 m/s; senθ = 0,60;
h = 1,00 m e g = 10,0 m/s².
Calcule x. 


sexta-feira, 30 de março de 2018

QUESTÃO BONITA DE LANÇAMENTO OBLÍQUO

(UNICAMP–SP) Até os experimentos de Galileu Galilei, pensava-se que, quando um projétil era arremessado, o seu movimento devia-se ao impetus, o qual mantinha o projétil em linha reta e com velocidade constante.
Quando o impetus acabasse, o projétil cairia verticalmente até atingir o chão. Galileu demonstrou que a noção de impetus era equivocada.
Consideremos que um canhão dispara projéteis com uma velocidade inicial de 100 m/s, fazendo um ângulo de 30º com a horizontal. Dois artilheiros calcularam a trajetória de um projétil: um deles, Simplício, utilizou a noção de impetus; o outro, Salviati, as ideias de Galileu. Os dois artilheiros concordavam apenas em uma coisa: o alcance do projétil.

Considere √3 =1,8

a) Qual é o alcance do projétil?
b) Qual é a altura máxima alcançada pelo projétil, segundo os cálculos de Salviati?
c) Qual é a altura máxima alcançada pelo projétil, calculada por Simplício?


UMA EXPLANAÇÃO ESSENCIAL SOBRE LANÇAMENTO OBLÍQUO

   Se liga na explicação que ainda hoje teremos questões resolvidas, então vamos intensificar os estudos e nesse Enem passar em tudo.

Abraço!


segunda-feira, 26 de março de 2018

LANÇAMENTO HORIZONTAL - SE LIGA NA VELOCIDADE COM QUE O CORPO TOCA O SOLO

(VUNESP)
Um avião leva pacotes de mantimentos para socorrer pessoas ilhadas por uma enchente, voando horizontalmente a 500 m de altura, com velocidade de módulo 360xkm/h. Desprezando-se a resistência do ar e admitindo-se g = 10 m/
s2, determine:

a) a que distância da vertical que passa pelo avião, no instante em que são abandonados, os pacotes atingem o solo?
b) com que velocidade, em módulo, esses pacotes atingem o solo?

LANÇAMENTO HORIZONTAL - QUESTÃO TÍPICA-MODELO ENEM

(PUC-RIO 2008) Em um campeonato recente de voo de precisão, os pilotos de avião deveriam “atirar” um saco de areia dentro de um alvo localizado no solo. Supondo que o avião voe horizontalmente a 500 m de altitude com uma velocidade de 144 km/h, e que o saco é deixado cair do avião, ou seja, no instante do “tiro” a componente vertical do vetor velocidade é zero, podemos afirmar que: (Considere a aceleração da gravidade g = 10m/s² e despreze a resistência do ar)
A) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 100 m do alvo;
B) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 200 m do alvo;
C) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 300 m do alvo;
D) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 400 m do alvo;
E) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 500 m do alvo.

MAIS LANÇAMENTO HORIZONTAL-APLICAÇÃO TÍPICA DE ENEM

(ITA-SP) Uma bola é lançada horizontalmente do alto de um edifício, tocando o solo decorrido aproximadamente 2s. Sendo 2,5m a altura de cada andar, o número de andares do edifício é:

a) 5

b) 6

c) 7

d) 8

LANÇAMENTO HORIZONTAL - QUESTÃO TÍPICA DO ENEM

(PUC-SP) Em um experimento escolar, um aluno deseja saber o valor da velocidade com que uma esfera é lançada horizontalmente, a partir de uma mesa. Para isso, mediu a altura da mesa e o alcance horizontal atingido pela esfera, encontrando os valores mostrados na figura.



A partir dessas informações e desprezando as influências do ar, o aluno concluiu corretamente que a velocidade de lançamento da esfera, em m/s, era de

segunda-feira, 19 de março de 2018

MOTIVAÇÃO - LANÇAMENTO OBLÍQUO

Imagine que na final da copa de 2018 em uma disputa pelo título nos pênaltis entre o Brasil e a Alemanha, estamos com o placar equivalente a 3 x 2 para a seleção brasileira e o próximo pênalti a ser cobrado é pela Alemanha, se o jogador alemão que vai cobrar perder o Brasil é hexa-campeão. E assim acontece, ao efetuar a cobrança a bola faz a seguinte trajetória abaixo por cima da trave.
 Resultado de imagem para lançamento obliquo no dia a dia 

Um lançamento oblíquo e o Brasil é hexa-campeão. Considere que a velocidade que o jogador imprime no instante do chute é igual a 20 m/s e que o vetor velocidade inicial faz um ângulo de 30º com o solo. Determine:

A) Os módulos dos vetores componentes do vetor inicial.

B) A altura máxima que a bola atinge.

C) A velocidade da bola no primeiro segundo de queda depois que ela passou pelo ponto da altura máxima. (Considerando para a componente y apenas a queda livre sem desprezar a componente x).

sexta-feira, 16 de março de 2018

EXERCÍCIOS VETORES 4 - DECOMPOSIÇÃO DE VETOR

(IJSO) Numa partícula, atuam três forças, conforme está indicado na figura. A força resultante que age na partícula tem intensidade igual a:

A) 1000 N

B) 800 N

C) 600 N

D) 400 N

E) 200 N




EXERCÍCIOS VETORES 3 - APLICAÇÃO DA LEI DOS COSSENOS


Dois vetores de mesmo módulo v formam entre si um ângulo de 120º. Nestas circunstâncias, pode-se dizer que o módulo s do vetor soma é dado por:

(Dados: sen 120º = √3/2 , cos 120º = -0,5)
a) s = 3v2
b) s = v
c) s = 2v
d) s = (2-3)v
e) s = v


EXERCÍCIOS VETORES 2 - CONCEITO


(MODELO ENEM) – A Física está presente em quase todos 
os momentos de nossa vida. Como exemplo, temos os 
movimentos, as forças, a energia, a matéria, o calor, o som, a 
luz, a eletricidade, os átomos etc. No estudo de tais fenômenos, 
falamos das grandezas escalares e das grandezas vetoriais. São 
exemplos de grandezas escalares:

a)    comprimento, velocidade e peso.
b)   quantidade de movimento, tempo e distância.
c)    aceleração, campo elétrico e deslocamento.
d)   tempo, temperatura e campo magnético.
e)    energia, corrente elétrica e massa.
RESOLUÇÃO:
Grandezas vetoriais:
 Deslocamento: ®d
 Velocidade: V®
 Aceleração: ®a

Força: ®F
 Impulso: ®I  = ®F . At
 Quantidade de movimento: ®Q (momento linear)
 Campo elétrico: ®E
 Campo magnético: ®

Resposta: E

EXERCÍCIOS VETORES 1 - DECOMPOSIÇÃO DE VETOR

Um vetor deslocamento r no plano xy tem 15 m de comprimento e faz um ângulo de 30º com o semieixo x positivo, como mostra a figura. Determine (a) a componente x e (b) a componente y do vetor.

terça-feira, 13 de março de 2018

PROBLEMA PARA CALCULAR A VELOCIDADE DA GOTA AO ATINGIR O SOLO

*Na hora de substituir na fórmula FALTOU um 0 do 500, mas a solução saiu como se fosse 500 então tudo certo.

(UFSM) Se a resistência do ar for nula e o módulo da aceleração da gravidade for de 10m/s², uma gota de chuva, caindo de uma altura de 500 m, a partir do repouso, atingirá o solo com uma velocidade de módulo, em m/s, de:
a) 10^-1
b) 10
c) 10²
d) 10³
e) 10^5

(AFA - 2008) Queda Livre e Lançamento Vertical

*Queremos calcular h e não v como chego a dizer no vídeo...

Um corpo é abandonado do repouso de uma altura h acima do solo. No mesmo instante, outro é lançado para cima, a partir do solo, segundo a mesma vertical com velocidade v. Sabendo que os corpos se encontram na metade da altura da descida do primeiro, pode-se afirmar que h vale:

a) 
b) 
c) 
d) 

QUESTÃO ANTERIOR-AGORA COM A REGRA DE GALILEU

(Mackenzie-SP) Um corpo em queda livre, a partir do repouso, gasta um certo tempo para percorrer uma distância h. Se um outro corpo, nas mesmas condições, gastasse o triplo desse tempo, a distância percorrida seria: 

A) h/9. B) h/3. C) 3h. D) 9h/2. E) 9h.



UM PROBLEMA LEGAL DE QUEDA LIVRE

(Mackenzie-SP) Um corpo em queda livre, a partir do repouso, gasta um certo tempo para percorrer uma distância h. Se um outro corpo, nas mesmas condições, gastasse o triplo desse tempo, a distância percorrida seria: 

A) h/9. B) h/3. C) 3h. D) 9h/2. E) 9h.

segunda-feira, 12 de março de 2018

PROBLEMA DA BOLA ABANDONADA DE UMA ALTURA H E QUE ATINGE h

Uma bola abandonada de uma altura H, no vácuo, chega ao solo e atinge, agora, altura máxima h. A razão entre a velocidade que a bola chega ao solo e quela com que ela deixa o solo é:


a) (H/h)^1/2


b) H/h


c)(H/h)^3/2


d) (H/h)^2